fbpx

SOBRE NÓS

DESVENDANDO MISTÉRIOS AUDIOVISUAIS

CINEMA DAS MARGENS

APRESENTAÇÃO DO PROJETO

Este projeto se dedica a mapear e investigar os novos modelos de produção cinematográfica que emergem no interior paulista. A abordagem considera fatores como condições de trabalho, perfis étnicos dos envolvidos, incidência temática afirmativa, perspectiva autoral e identidade regional, além do reconhecimento dessas obras no mercado cinematográfico. Com essa análise, a intenção é estimular reflexões sobre inovações nos modos de produção, valorizando o território como elemento essencial no desenvolvimento das obras.

REDE DE PESQUISADORES

Captura de tela 2025-01-20 174932

Marcella Arnulf

Marcella Arnulf é atriz, roteirista e diretora pós-graduada em Direção de Artes Cênicas, fundadora da Master Shot e do Cinema das Margens.

Foto de Marília Chaves

Marília Chaves

Marília Chaves é roteirista, produtora, editora e tradutora.

Foto de Kit Menezes

Kit Menezes

Cristina Barretto de Menezes Lopes (Kit Menezes) é cineasta, artista e educadora.

2A126CBD-A417-46AB-91D7-772D67779869 - guilherme martins

Guilherme Martins

Meu nome é Guilherme e faço filmes comunistas com os meus amigos.

RESIDENTES_Deivid-Mendonca

Deivid Mendonça

Deivid Mendonça é roteirista, pesquisador, produtor executivo e bacharel em Audiovisual pela UFRJ, com mais de 10 anos de atuação.

Foto de Kalyell Ventura

Kalyell Ventura

Kalyell Ventura é Cineasta negre e não binárie, formada pela Universidade Federal do Ceará e Mestrie em Políticas Públicas pelo Insper.

Foto de Nikolas Araujo

Níkolas Araujo da Silva

Editor e Diretor. Cineclubista desde 2010, dirigiu dezenas de curtas. É membro do ICINE.

Imagem do WhatsApp de 2025-01-16 à(s) 16.46.30_2e4bc3a9

Laura Diniz

Laura Diniz é roteirista, diretora, produtora e cofundadora da Minka Filmes e do núcleo criativo REALIZE.CONTENT.

20230926_062037 - Victor Fisch

Victor Fisch

Victor Fisch é morador de Ubatuba, roteirista, cineasta e produtor de festivais, como o FICSU – Festival Internacional de Cinema de Surf de Ubatuba, Soy Loco Por Ti Juquery, entre outros.

Antonio Fargoni (2) - Antonio Fargoni

Antonio Carlos Fargoni Junior

Antonio Fargoni é pesquisador, professor, realizador audiovisual e o idealizador do Cinema Instantâneo

FAZENDO A DIFERENÇA

O CINEMA É PARA TODOS

A partir do entendimento sobre a capilaridade das produções interioranas, queremos formar uma rede de realizadores das margens. Acreditamos que essa integração pode ser benéfica para a visibilidade, articulação entre os atores envolvidos e também para a preservação do que se faz em nossos tempos.

OBJETIVOS DO PROJETO

O Cinema das Margens investiga e valoriza a produção audiovisual do interior paulista, destacando suas narrativas, estéticas e modos de produção. O projeto busca mapear iniciativas, fomentar redes de colaboração e ampliar o acesso ao conhecimento sobre esse cinema, refletindo sobre sua relevância cultural e política. Além disso, propõe a descentralização da produção e exibição audiovisual, questionando modelos tradicionais e incentivando novas formas de organização, financiamento e distribuição, fortalecendo um cinema autônomo e inovador.

Metodologia de Pesquisa

Nossa metodologia de pesquisa é conduzida em três fases distintas:

Análise e Pesquisa de Movimentos Históricos

Estudo dos movimentos audiovisuais históricos e contemporâneos no interior paulista, através de diálogos com pesquisadores e da análise de uma série de documentos.

Entrevistas com Artistas e Movimentos Coletivos

Entrevistas com cineastas do interior que produzem filmes de baixo orçamento ou de forma colaborativa, explorando seus processos criativos e produtivos, dificuldades enfrentadas e suas visões sobre a indústria.

Escrita e Publicação do Conteúdo Cultural

Produção de artigos, entrevistas, o atual site e a nossa revista digital. Tudo isso para documentar os achados da pesquisa, ampliar o debate sobre o cinema do interior paulista e dar visibilidade às iniciativas que reinventam a produção audiovisual fora dos grandes centros.

Relevância e Pertinência

O cinema brasileiro é rico e diverso, mas a produção audiovisual sempre foi concentrada no eixo Rio de Janeiro e São Paulo. Iniciativas à margem vêm desafiando essa lógica, com formas mais justas de produzir e distribuir filmes. Um exemplo é A Moça que Dançou com o Diabo que, mesmo com baixo orçamento, destacou-se no cenário nacional e internacional, mostrando que a criatividade e a inovação podem superar limitações técnicas e dar visibilidade a novas formas de fazer cinema.

Contribuições Esperadas​

Espera-se que as publicações resultantes desta pesquisa contribuam para a ampliação da diversidade cultural, valorização e promoção dos profissionais e movimentos audiovisuais à margem no interior de São Paulo. Além disso, o projeto Cinema das Margens visa fomentar a reflexão crítica e a união dos produtores interioranos, evidenciando a importância do fomento e incentivo para novas formas democráticas e representativas de produção audiovisual.

CONCLUSÃO

CINEMA É POTÊNCIA

O projeto “Cinema das Margens” deflagra um potencial pulsante para auxiliar na democratização do acesso à produção cinematográfica no Brasil. Ele enaltece obras e agentes culturais à margem, investigando um contexto ainda pouco explorado e valorizado: os modelos de produção de obras interioranas de baixo custo. O projeto busca não apenas compreender a produção audiovisual brasileira atual, mas também contribuir de forma propositiva para um futuro do cinema interiorano profissional, descentralizado geograficamente e diversificado em amplos sentidos. Ao formar uma rede de realizadores das margens, almejamos criar um ambiente de maior visibilidade e articulação entre os atores envolvidos, além de preservar e valorizar a rica produção audiovisual do interior paulista.

Pular para o conteúdo